terça-feira, 2 de abril de 2013

50k e um robalo de mar

O João anda em treinos para os 50k de Sesimbra, sendo que vai ser uma estreia a nível de distância. Ultimamente sai de casa às 21h30 e a despedida é "Não esperes por mim...". A última vez que regressou e eu estava acordada (!) tinha ido até ao Campo Grande, passado pelo Estádio de Alvalade, dado uma volta por Telheiras, passado pelo Estádio da Luz e regressado por Campolide, sempre que possível pela ciclovia.
Com todo este empenho tenho-me esforçado também por cozinhar o mais saudável possível, por todas as razões. Depois de uma semana em que a O. esteve doente em casa com escarlatina (sim, isso ainda existe) e não quis comer nada durante 7 dias, estamos a tentar recuperar o tempo perdido.
Levei-a comigo à praça e ajudou-me a cozinhar o peixe que comprámos, neste caso um delicioso robalo de mar. Como é óbvio, a O. adora tocar nos peixes todos e divertimo-nos ao máximo a dar nomes a cada um. Penso que é por isto e pelas idas ao Oceanário em dias de chuva que depois sou brindada nos anos com um magnífico desenho em que a legenda é: "Um peixe forte e mau!"


Ingredientes
1 robalo de mar escalado, mas com escamas (não agarra tanto à grelha) ou outro peixe
1 ramo de cheiros: hortelã, cebolinho, salsa e coentros
1 colher de chá de mostarda dijon na zona da cabeça
1 pitada de sal e um fio de azeite

Preparação
Temperar o peixe com sal, deitar um fio de azeite e polvilhar com as ervas frescas. Levar ao forno a grelhar, tendo o cuidado de ter o forno já quente. Normalmente aqueço sempre o forno a 230 graus e depois reduzo para 180º.
Para acompanhar fazemos sempre uma salada, mas também um tabuleiro de batata doce e beterraba, só com fio de azeite e vinagre balsâmico e cozido no forno.

Sem comentários:

Enviar um comentário